Por que o cachorro faz cara de culpado?

Por que o cachorro faz cara de culpado?

26 de setembro de 2017

Estamos acostumados a achar que aquela carinha que o cachorro faz quando brigamos com ele por ter feito algo errado, é a cara de culpa. As famosas orelhas e rabo baixo, evitar o contato pelo olhar com você e abaixar a cabeça são as formas de identificarmos a “culpa” dos nossos pets.

 

Os cães são observadores afiados do comportamento humano. Quando um ser humano parece chateado, um cão, muitas vezes, responde com gestos de mais quietos projetados para diminuir a raiva e evitar uma possível agressão. Esses gestos são mais prováveis de aparecer quando um cão está sendo repreendido. Mas alguns aprendem a conectá-los a situações específicas, como necessidade feita em local errado, bagunça na casa… Com o comportamento irritado ou chateado do dono.

 

Acreditar que um cão é culpado por causa da maneira que ele age pode ser prejudicial tanto para você, quanto para ele. Isso cria a expectativa de que um cachorro pode racionalizar, moralizar e controlar a si mesmo de uma maneira que um ser humano faria em uma situação semelhante, portanto, abandone a ideia de que seu cão se sente culpado. Faça melhor: Reconheça que ele está se sentindo inseguro e ameaçado no momento. Elimine o olhar de culpado, ensine seu cão que o comportamento é aceitável e gerencie o ambiente dele para evitar a tentação. O comportamento do seu cão melhorará  e o relacionamento dele com você também!