Filariose canina: Você sabe o que é?

Filariose canina: Você sabe o que é?

15 de maio de 2017

Você sabe o que é a filariose canina? Sabe quais atitudes tomar na presença da doença?

A filariose canina também é conhecida como Dirofilariose ou “verme do coração”. Em cães pode ser uma doença altamente destrutiva, levando o pet ao óbito se não tratada de maneira correta ou em pouco tempo. Causado por um verme, chamado de Dirofilaria immitis, o problema é transmitido pela picada de um mosquito. Esse mosquito entra em contato com animais doentes, afetando, principalmente, o ventrículo direito do coração do animal.

Embora seja uma doença mais comum em cachorros, a filariose também pode, ocasionalmente, ser transmitida para os felinos. Sendo que o contágio ocorre da mesma forma que nos pets caninos (por meio da picada de um mosquito infectado). Embora seja uma doença devastadora, seus sintomas durante as primeiras fases são poucos e bastante comuns; podendo ser confundidos com outros problemas diversos.

Na grande maioria dos casos, os sintomas da doença só começam a ser notados durante as fases mais avançadas do problema. Fases que ocorrem, geralmente, cerca de um semestre após a contaminação do animal. Perto desse período, sinais bastante comuns à uma série de outras doenças começam a se manifestar, como falta de apetite, apatia, tosse, dificuldade em respirar e aumento do ritmo cardíaco. Fique atento aos sinais e assim que perceber qualquer coisa fora do normal, leve o seu cão imediatamente ao veterinário. Assim ele poderá fazer um diagnóstico correto e tratar o seu cão da melhor maneira possível!