Sinais de que o meu gato é feliz

Sinais de que o meu gato é feliz

20 de março de 2017

Quando um gato está feliz todo o seu entorno está em harmonia, incluindo os seus companheiros humanos. Mas se os gatos não falam, como pode saber se estão contentes?

De fato existem muitas formas de saber o estado de ânimo do seu gato. Gatos são criaturas que expressam seus sentimentos através de linguagem corporal e de todos os ruídos que fazem.

A postural corporal de um gato pode revelar-nos se ele se está contente. Quando seu gato tem a cabeça para cima e a mantém desse modo, está lhe dizendo que se sente bem.

Se ao mesmo tempo, sua cabeça aponta para a frente significa que está permitindo que lhe acariciem. Este é o momento indicado para estender sua mão para que ele a possa cheirar.

Acontece o mesmo com o seu rabinho. Se está levantado para cima é um sinal de contentamento. Passamos a um nível de emoção quando, com a ponta do rabo, faz um pequeno gancho.
Sabemos que o gato está tendo um sonho bom quando dorme com as suas patas esticadas para baixo. É um sinal de que está confortável e totalmente relaxado nesse ambiente. O seu gato sente-se em casa.

A expressão corporal de alegria e plenitude é quando se deitam de costas com as suas patas para o ar. Quando vir que o seu felino assim, dê-lhe muitos mimos e expresse agora a sua própria felicidade.

Ruídos e sons – Quando um gato se sente feliz quer que todo o mundo o saiba. Sua forma de o manifestar será tentando ter “conversas” consigo através de longos miados. Um dado: os tons mais agudos expressam alegria e contentamento. No entanto, os tons mais graves indicam que se encontra desconfortável, descontente e reservado.
Os gatos são animais muito vocais. Não se comunicam só com o miar, também fazem ruídos próprios da sua espécie como o ronronar. Mantenha-se atento se o seu gato ronrona ao mesmo tempo que o acaricia, é um sinal de felicidade. No entanto, se ronrona enquanto se aproxima, pode ser que se encontre muito assertivo com esse próximo encontro.

Os olhos são a porta da alma. Se o seu gato o olha com os olhos semifechados, não o está observando em tom misterioso. Este é um sinal que gosta de si e que se sente feliz. Lembre-se que os olhos de um gato são uma porta de expressão emocional.
Se por exemplo, ao colocar sua deliciosa comida, os olhos do gato dilatam, quer dizer que está muito feliz. A dilatação repentina dos olhos de um gato são um claro sinal de excitação e felicidade.

Ações que o fazem estar feliz – Os gatos gostam muito de se limpar. Isto não é só um sinal que gostam de manter limpos, mas também é um estado de felicidade. Se vir o seu gato limpando-se ou limpando outros gatos ou animais de estimação, quer dizer que está sempre contente.
Um sinal de felicidade e de apreço, é quando se esfregam contra o corpo de uma pessoa. Esta é a forma que os gatos têm de saudar e oferecer um cordial e forte abraço.