Porquinho da Índia

Porquinho da Índia

15 de março de 2017
Você sabe como cuidar de um Porquinho da Índia? Listamos algumas coisa para você saber como cuidar do seu amigo.
O Porquinho da Índia é um roedor natural da América do Sul. São animais sociais que, em estado selvagem, vivem em pequenas colônias constituídas por algumas fêmeas, um macho e as suas proles. Em cativeiro, é muito importante que a natureza do porquinho seja respeitada. Assim sendo, os porquinhos devem viver em grupos de dois ou mais animais.

Unhas

As unhas dos porquinhos da índia crescem constantemente. Vivendo em cativeiro, o animal poderá não ter onde e como gastar as unhas, por isso estas necessitarão ser aparadas com alguma frequência.

É necessário saber que ao cortar demais, o dono arrisca-se a pegar a veia que faz a distribuição sanguínea. Esta cresce juntamente com a unha, tornando-se mais difícil cortar sem provocar hemorragia. Por isso, é recomendável cortar mensalmente as unhas dos seus porquinhos.

Quando a unha já tem algum comprimento, aparar a ponta desta uma ou duas vezes por semana, levará a que a veia retroceda, permitindo, eventualmente manter as unhas a um comprimento saudável. Pode também pedir ao seu veterinário para as cortar, caso não se sinta confortável ou seguro com este procedimento.

Banho

O porquinho da índia não deve tomar banho, excepto quando estritamente necessário.

Se, todavia, o banho for mesmo necessário, é importante que seja usado um shampoo próprio para animais de pequeno porte para evitar a secagem da pele. Não deve entrar água nos ouvidos, para não desenvolver problemas de otites.

O banho deverá ser dado num local aquecido e sem correntes de ar para evitar que o porquinho apanhe frio. A água deverá ser morna. Seque bem o porquinho após o banho e evite as mudanças bruscas de temperatura.

Escovar

Escovar é importante para remover pêlo solto e, no caso dos porquinhos de pêlo comprido, evitar o pêlo embaraçado. Estes poderão necessitar de ser escovados diariamente.

A escovagem de porquinhos com pêlo curto, embora deva ser regular, mas não necessita ser diária.

Orelhas

É recomendado o exame e a limpeza regular das orelhas. A limpeza deverá ser feita com um produto próprio. Limpe apenas a orelha e não o ouvido.